Religião e Democracia na Europa e no Brasil

Edições Plataforma Democrática
280 PP.

Introdução

As transformações políticas, culturais e científicas que marcaram o início da Idade Moderna levaram séculos para consolidar suas bases e sobre elas construir instituições públicas capazes de fazer valer os princípios democráticos. O processo não foi universal nem uniforme, e ainda se desenrola no presente. Inclusive nos países ocidentais, em sua maioria filiados à tradição do Iluminismo, ele se deu em velocidades e com características diferentes a depender dos contextos nacionais, gerando conflitos relativos aos limites das instituições e crenças religiosas na definição das leis e normas sociais.

A influência de crenças e instituições religiosas continua presente nas instituições públicas, em maior ou menor medida, em todos os países democráticos. Ela ainda é particularmente importante nas esferas da sexualidade, direitos reprodutivos, estrutura da família e educação. Basta lembrar que em países democráticos, até recentemente, o divórcio era proibido e condutas sexuais definidas como pecaminosas eram punidas pela lei.

A expectativa de que a religião refluiria para a esfera da vida privada, afastando-se do mundo político, não se confirmou, ou pelo menos se deu de forma parcial. Boa parte das análises sobre a modernidade e das ideologias políticas subestimou a permanência da religião como fato social e experiência subjetiva.